Fragonard é o nome de uma perfumaria em Grasse, ao sul da França. Tive a oportunidade de conhecer a cidade e a perfumaria, em 2008. O que mais seduz no pequeno vilarejo é a atmosfera bucólica e as plantações de lavanda. Tem flores lavandas até no canteiro do supermercado. Lavanda é a nossa "beijinho". Plantou, pegou.
A fábrica mantém um museu vivo de essências e uma sala de aula para que se aprenda a arte da perfumaria. As vidrarias lá expostas, do início do século XVII, lembram os objetos exibidos no Castelo de Heidelberg, em plenas composições alquímicas.
Fragonard também é o nome de um pintor. Jean Honoré Fragonard nasceu em Grasse, a cidade da perfumaria Fragonard, é autor de obras notórias. Algumas estão expostas no Louvre. O estilo é rococó e hedonista.
E, por fim, Fragonard é um estilo de arte. Sabe aquelas coleções antigas de aparelhos de chá da época de nossas bisavós, que continham uma cena romântica bucólica ao centro? Normalmente um casal que se estende a mão. É Fragonard. Cenas frívolas e galantes, cheias de encanto e romantismo, parecendo anunciar o Impressionismo de Renoir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário